quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ambiente Organizacional

Muitas forças diferentes for e dentro da organização influenciam o desempenho administrativo.Essas forças são originadas no ambiente geral, no ambiente das tarefas e no ambiente interno das organizações.



Ambiente geral das Organizações

Consiste em todos os fatores externos de uma organização.As forças do ambiente externo podem afetar os administradores porque podem influenciar o clima no qual a organização deve atuar.
  • tecnológicos: por causa das constantes mudanças na tecnologia, os desafios da administração e da organização se tornam mais dificeis de ser enfrentados.
  • econômicos: As organizações devem continuamentemonitorar as mudanças dos indicadores-mestres da economia, de modo a minimizar fraquezas e capitalizar oportunidades.
  • políticos/legais:As forças politicas podem agir tanto como forças restritoras como forças de oportunidade.
  • sócio-culturais: Os administradores devem adotar principios que relacionen as organizações ás açoes bem definidas pela sociedade de acordo com a boa cidadania.
  • internacionais : Com a competição de fora, as oportunidades de fora ou a dependência de recursos estrangeiros, as forças internacionais vão crescer de importância e de volume nas proximas décadas. 
O Ambiente de tarefas

O ambiente de tarefas é aquele imediato, no qual uma organização específica deve operar.
  • clientes: pessoas que compram os produtos e mantem a organização em funcionamento;
  • competidores: são organizaçoe concorrentes, podendo ser diretas(que produzem produtos similares) e indiretos(podem alterar o interesse do consumidor, desvindo a intenção de compra).
  •  fornecedores: são os forncedorem que fazem o abastecimento da organização atraves da distribuição de recursos financeiros, energia, equipamentos, serviços e materiaispara a produção de produtos ou serviços de êxito no mercado.
  • reguladores: tem o poder de controlar , legislar ou influnciar a politicas e pratias da organização.Elas podem ser agencias reguladoras-órgãos governamentais-e , grupos de interesse: uniões dos propios membros na tentativa de influenciar a sua organização e manter o negócio.
  • parceiros estratégicos:duas organizações que trablham juntas.


O Ambiente Interno 
  •  propietários: pessoascom direitos legais de propiedae daquele negócio;
  • empregados: recursos de pessoas , do ambiente externo, a partir dos quais uma organização desenvolve sua atividade;
  •  administradores; encarregado da administração geral da empresa;
  • ambiente físico: instalações das organizações e o trabalho que as pessoas executam;

O Ambiente Global das Organizações


'' A estrutura organizacional é definida como um sistema de suporte de relacionamentos consistentes entre varias posições dentro de uma organização.''

 A Reação das Organizações ao Ambiente 

''Incerteza é uma força diretiva que influencia muitas decisões organizacionais pela adição de imprevisibilidadee complexidade do ambiente.''

  •  Informação administrativa: é o meio de resposta ao ambiente que se apoia no entendimento inicial do ambiente e na monitoração dos sinais de mudança.
  • Mudança estratégica: é o modo de reação que envolve alerar estrategias presentes, ou nada fazer para atender ás mudanças de mercado e ao crescimento organizacional.
  • Fusão, aquisição e aliança: são respostas que consistem em se unir a outras organizações do mesmo tipo de atividades ou não.
  • Projeto organizacional: regulamentos, formas e regras.
  • Influência direta:  resposta em que a organização influência seu ambiente de diversos modos tais como no relacionamento com os fornecedores, na decisão de produzir rodutos vendidos no mercado.
      SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.52-66.

    terça-feira, 26 de abril de 2011

    Sistemas organizacionais


    Organizações como sistemas

    Cada organização está inserida em um ambiente que pode ser uma cidade um estado, uma naçãoou o mundo.A visao das organizações como sistemas provê um ponto comum de referência  e permite tomar uma abordagem geral para o estudo das organizações, para analisá-las e estabelecer proncipios e prescrições gerais.

    Organizações como sistemas abertos

    As organizações podem ser vitas como sistemas abertos, os quais tomam entradas do ambiente, e , por meio de uma serie de atividades, transformam ou convertem estas entradas em saídas, para alcançar algum objetivo.
    Todas as organizações precisam de objetivos claros.O feedback sobre o desempenho do sistema e os efeitos das operaçõe sobre o ambiente, são medidos em termos de consecução dos objetivos e intenções.
    Todos os sistemas abertos compartilham certas caracteristicas, e ao mesmo tempo reconhecem diferenças significativas dentre os vários tipos de sistemas abertos.





    Os sistemas abertos são:

    • interação com  o  ambiente: trocas necessárias para a sobrevivencia pela não auto-suficiência dos sistemas;
    • sinergia: o resultado de um sistema aberto e sempre melhor do que a soma das partes envolvidas;
    • equilíbrio econômico: manutenção e balanceamento;
    • equifinalidade: alcance dos resultados por diferentes meios.
    Subsistemas organizacionais:

    Dentro das organizações como um todo,cada uma delas vistas como subsistemas separados, com os seus propios processos de entradas-saídas, inter-relacionados e interagindo com outros subsistemas.



    Subsistemas principais:
    • Humano/social:  motivação e estilos de liderança;
    • Administrativo/estrutural:  autoridade, responsabilidade e estrutura;
    • Informacional/decisorial:   focado nas decisões,necessidades de informação;
    • Econômico/tecnológico: custo, eficácia.
    Sistema sócio-técnico comum a qualquer organização:
    • Tecnológico;
    • Estrutura forml de papéis;
    • Sentimentos individuais dos participantes;
    Sistema sócio-técnico de uma organização:
    • metas e valores-alcance das metas;
    • técnicos: connhecimento;
    • psicossocial: interações com os indivíduos;
    • estrutura: divisão e coordenação de tarefas;
    • administrativo: cuida da organizaçõ como um todo.
    Elementos principais que interagem com o ambiente externo:
    • Tarefa: solução de problemas e melhoria do desempenho organizacional;
    • Estrutura : autoridade, resposabilidade e comunicações;
    • Informação e controle: contabilidade;
    • Pessoas: relações e atitudes.
    Subsistemas que garantem o bom funcionamento de uma organização:
    • tarefa; 
    • tecnologia;
    • estrutura;
    • pessoas;
    • administração.

    SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.48-51.








    

    domingo, 24 de abril de 2011

    As Organizações e Seu Ambiente

    A teoria da orgnização não é uma coleção de fatos; é o modo de pensar sobre as organizações.A teoria da organização é o modo de ver e analisar mais precisamente e mais  profundamente as organizações, do que qualquer outro modo poderia fazê-lo.O modo de pensar sobre as organizações é baseado em padrões e regularidades no projeto organizacional e no comportamento.

    Organizações-Conceitos

    ''Uma organização é definida como dua ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificaveis, para alcançar um objetivo ou meta em comum''.

    • As organizações são feias de pessoas;
    • Quando pessoas trabalham juntas, um número de coisas se torna necessário.Precisa-se dividir o trabalho entre pessoas, e precisa-se procurar pessoas com habilidades ou conhecimento.
    • As ornganizações tem que ter limites, delimitações.
    • As organizações são arranjos com proósitos e qu prouram alcançar objetivos.

    Desafios organizacionais:

    • A administrção das organizações num ambiente global;
    • Projeto estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais;
    • Melhoria da qualidade, da competitividade e o empowemen; 
    • Redução da complexidade, aumento da velocidade e reação ás mudanças ambientais;
    • Administração ética e moral das orgnizações;


    SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.43-48.

    sábado, 23 de abril de 2011

    A Comunicação nas organizações

    Os administradores precisam desenvolver suas habilidades de comunicação,os papéis interpessoais, informacionais, e decisionais e as funções de planejamento, organização, direção e controle, dos administradores, todos requerem habilidades eficazes de comunicação.

    O Conceito e os Tipos de Comunicação

    A comunicação é o processo de transmissão de informações e o respectivo entedimentodo significado pelos envolvidos.

    A comunicação pode se processar de diversos modos,
    • comunicação verbal;oral e escrita.
    • comunicação não-verbal;comportamento, gestos, posturas, vestimenta, etc.

    A comunicação organizacional flui formalmente na direção vertical e na direção horizontal :flui também de modo informal.
    • comunicação vertical:é o fluxo de informação tanto de cima para baixo, como de baixo para cima, na cadeia de comando organizacional.
    • comunicação horizontal:é o fluxo de informações entre colegas e pares, é formal, mas não segue a cadeia de comando.
    • comunicação informal:ocorreem qualquer direção dentro a organização, vulgo fofoca.

    As funções e os Elementos da comunicação

    Funções basicas da comunicação interpessoal:
    • informação;
    • motivação;
    • emoção;
    • controle;









    Melhoria do processo de comunicação

    A diferença entre comunicação eficaz e comunicação ineficaz pode ser apoiada em quao bem as partes comunicantes lidam com quatro aspectos do processo da comunicação:diferenças de percepção, emoções,inconsistencias entre comunicação verbal e nao verbal, e confiança entre as partes.
    • diferenças de percepção:para superar percepções e linguagens diferentes, a mensagem deveria ser explicada de modo que pudesse ser entendida por receptores com dferentes pontos de vista e experiências.
    • reações emocionais:para melhorar a maneira de tratar as emoções é aceita-las como parte do processo da comunicação e procurar entendê-las quando causarem problemas.
    • inconsistência entre comunicação verbal e não-verbal:estar a par e se proteger conta o envio de mensagens inadequadas.
    • desconfiança:estabelecer a credibilidade.
    Percepção e Comunicação

    Apercepção é o processo pelo qual a pessoa recebe, organiza e interpreta as informações e interpreta as informações advindas do ambiente.
    É o modo como as pessoas formam impressões sobre si mesmas, sobre outras pessoas e sobre experiências da vida diária:é tambem o modo como as pessoas processam as informações em decisões que guiam suas ações.





    SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.33-39.

      Administração:Ciência, Arte ou Profissão

      • Administração Como Ciência:           
       Em lugar de esperar por uam ciencia exata de administrção a ser desenvolvida, é melhor ter uma ciência inexata.O administrador tem de tomar decisões com informações inadequadas, cohecimentos e recursos insuficientes."Muitas decisoes não podem esperar''.A administração nunca poderia ser uma ciência exata porque os negocios são altamente dinâmicose suas condiçõesmudam continuamente.
      •  Administração Como Arte:
      Administração é a  arte de obter coisas feitas por meio das pessoas, os administradores manipulam os recursos humanos na atividade organizacional.Aministração implica no uso da autoridade, como direito de dar ordens e o poder de obter obediencia dos subordinados.Administração nao é somente arte, mas também ciência que contem principios definidos e conceitos que dirigem a organização dentro de certos limites.
      • Administração Como Profissão:
      Caracteristicas de uma profissão: conjunto sistematico de principios, tecnicas, habilidades e conhecimento especializado, um minimo de treinamento e competência ;um estreito codigo de ética ou padrões de conduta;um compromisso de servir, amis do que obter recompensas monetárias.

      SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.28-33.

      A Diferença entre gerenciemento e liderança


      A diferença entre liderança e gerenciamento A principal diferença entra a liderança e o gerenciamento é a forma de se comportar e de se relacionar. A maior missão do líder é reunir pessoas diferentes com interesses diferentes a perseguirem uma visão única e futura e fazer com que maximizem a visão futura e minimize as visões pessoais. Dentro deste contexto existe uma série de tarefas que será preciso realizar, onde se optará pelo jeito do líder agir ou pelo jeito mecanizado do gerente agir. Tanto atributos de liderança como de gerência são necessários na empresa. É necessário haver um equilíbrio das duas teorias, pois somente atributos de líderes sem uma gestão podem gerar muitas ilusões e atributos de gerentes sem uma liderança podem gerar baixa eficácia e muita ansiedade (muito esforço sem direção). Um bom exemplo de identificação de um líder e um gerente é autoridade e poder. Um líder tem poder e um gerente tem autoridade, pois um gerente precisa de um papel, um cargo, já o líder não necessariamente necessita de um cargo. Vejamos em um exército, em tempos de paz tudo vai bem somente com gerentes, mas em tempos de guerra qualquer exército que só tenha gerentes vai ser derrotado com facilidade. Nesses momentos surgem os líderes. Só eles que farão que os soldados superem todos os limites que antes pareciam impossíveis. São os líderes que farão com que atinjam resultados extraordinários em momentos de adrenalina. Seja qual for a pesquisa ou o estudioso de liderança, uma conclusão tem sido constante. A maioria das pessoas seguiria um líder que fosse honesto, antecipador dos acontecimentos, inspirador e competente. Muitas pessoas têm desenvolvido capacidade para líderes, pois perceberam que o líder tem peso de ouro no mercado.


       Referência
      O Gerente do Futuro
      Caracteristicas:
      • procurar mudança;
      • observar as realidades externas;
      • promover as realidades esternas;
      • promover um estilo de treinamento;
      • eliminar o medo;
      • criar especialiazação;
      • ter visão;
      • negociar para resolver problemas;
      • valorizar a diferença;
      • desenvolver a a administração participativa;
      • desenvolver o poder das equipes;
      • ser obcecado pela qualidade dirigida ao cliente.
      SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p26-28

      O Trabalho do Administrador

      O trabalho individual além de diferenciado, é influenciado por fatores tais como:
      • natureza da organização, sua filosofia , objetivos, e tamanho;
      • tipo de estrutura (ornograma);
      • atividades e tarefas realizadas;
      • tecnologias e métodos de realização do trabalho;
      • natureza do pessoal empregado;
      • nivel do trabalho administrativo na organização.
      Tarefas que devem ser realizadas por um adminstrador :
      • preenchimento de missão e propositos da instituição, qualquer que seja o tipo;
      • estabelecimento de trabalho produtivo e da realização dos trabalahdores;
      • administração dos impactos sociais e das responsabilidades sociais.
      Funções basicas do trabalho do administrador:
      • estabelecer objetivos ;
      • organizar;
      • comunicar e motivar ;
      • medir e avaliar;
      • desenolver pessoas.
      SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.24-25.

      Administração e Gerenciamento

      • A administração determina os objetivos especificos e os fraciona para diversas areas da organização,em metas a serem alcançadas, ou seja é uma função de criar e e stabelecer políticas.
      • O gerenciamento esta relacionado com a condução e execussao das politicas estabelecidas pela administração.

      "Definimos um gerente como alguem que se esforça para alcançar objetivos quantificáveis, relacionados ás finalidades do subsistema e um administrador como aquele que se esforça para atingir objetivos nao quantificaveis, independentemente do efeito final de sua consecução." 

      SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.22-24.

      quinta-feira, 14 de abril de 2011

      Competências e Habilidades

      competências e habilidades

      SEBRAE-MG - Como obter o sucesso ao abrir uma empresa

      Capítulo l
      Administração e suas perspectivas

                  A prática da administração no mundo das organizações sempre esteve associado a idéia-força de melhorar o desempenho através do treinamento.Nada mais simples de entender e nada mais complexo para ser colocado em prática efetiva.
             Simples porque as organizações grandes ou pequenas,públicas ou privadas, lucrativas ou não lucrativas, são associações de pessoas agindo de acordo com suas experiências, percepções e motivações, que acarretam por isso uma certa identidade de propósitos e intenções para que seus esforços produzam resultados previsíveis e desejáveis. O que pode ser obtido através de treinamento, nas suas mais variadas formas.
             Complexa porque é meio vaga a idéia do que seja uma organização eficiente, dotado das características positivas, resultantes de consenso e aprovação.
             Hoje exige-se do Administrador possuir e combinar as seguintes habilidades necessárias e indispensáveis na função de gestor nas organizações:
      Habilidade Técnica: é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, metódos e equipamentos necessários à execução de tarefas expecíficas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.
      Habilidade Humana: É a capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança.
      Habilidade Conceitual: É a capacidade de compreender complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se enquadra nesse complexo. Permite agir de acordo com os objetivos globais da organização, e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo.
               Também existe outras habilidades para complementar essas que citamos acima são fundamentais e as que complementam são, habilidades de : comunicação inter pessoal e expressão correta; utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico; interagir criativamente; compreensão do todo administrativo; lidar com modelo de gestão de inovadores; resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade; ordenar atividades e programas; selecionar estratégias adequadas de ação; selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol dos objetivos em comum.
               A Administração, por e através de seus agentes cada vez mais, necessitará compreender as normas, valores e visões do mundo dos colaboradores diretos, grupos, unidades e de toda a organização. A compreensão de tais questões, formam a base a partir da qual se prescruta  o futuro e se decide sobre os novos conhecimentos que são legítimos e os que não são. Trata-se portanto, de algo que ultrapassa a mera referência à visão/missão da organização, descrição de postos de trabalho, organograma e ferramentas a serviço da organização. As pessoas participam e contribuem para o seu conhecimento, para o conhecimento da organização onde trabalham, para a família, a igreja, o clube social, etc. Todas essas experiências de mão dupla, influenciam a maneira de ser da organização onde trabalham e vice-versa.

                      A inovação e a criatividade organizacional constituir-se-ão no vetor da Administração. Serão tão importantes para a Administração quanto é hoje considerado o processo administrativo de planejar(estabelecer objetivos e missão,criar estratégias para o alcance dos objetivos), organizar (desenhar cargos e tarefas, criar a estrutura organizacional), dirigir(conduzir e motivar os empregados na realização das metas oraganizacional) e controlar(medir o desempenho).
               Todavia, a mais importante mudança que o futuro reserva para a Administração é que, nos países desenvolvidos, as aspirações, os valores e, de fato, a sobrevivência, mesmo da sociedade, virão a despertar, cada vez mais, do desempenho, da competência e dos valores dos Administradores. A importante tarefa que está reservada à próxima geração é, portanto, tornar produtivas, para o indivíduo, à comunidade  e à sociedade, as novas instituições organizadas de nosso novo pluralismo. E, isso, é o que constitui acima de tudo, o novo papel da Administração, fundado na Ética(Conjunto de valores e regras que definem a conduta dos individuo como certa ou errada), na Democracia, na Participação, no Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado, no respeito à Vida, no Pluralismo e na participação de todos dos resultados e bens da humanidade.



      quinta-feira, 7 de abril de 2011

      Funções administrativas:

      As empresas como unidades sociais são dotadoas de recursos para o alcance de objetivos.
      • As empresas visam a produção de alguma coisa através da reunião de "fatores de produção" são; na realidade os "recursos empresariais". São eles:
      1. Materiais.
      2. Financeiros.
      3. Humanos.
      4. Mercadológicos.
      5. Administrativos.
      Funções administrativas também chamadas funções do administrador, embora situadas na cúpula da empresa, isto é, no nível decisorial, não são privilágio exclusivo dos dirigentes da empresa.
      As funções administrativas se repartem proporcionalmente ente "a cabeça e os membros da organização".

      Princípios gerais da administração:

      • Divisão do trabalho e especialização.
      • Autoridade e responsabilidade.
      • Hierarquia ou cadeia escalar.
      • Unidade de comando.
      • Amplitude administrativa ou de controle.
      • Definição ou formalização.

      Objetivos da administração:

      Proporcionar eficiência e eficácia às empresas, onde:

      Eficiência:Refere-se aos MEIOS: métodos, processoas, regras e regularmentos sobre COMO as coisas devem ser feitas, afim de que os recursos sejam adequadaemente utilizados.

      Eficácia:Refere-se aos FINS: os objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.

      ''Sebrae aponta que 60% das empresas fecham as portas ate o 2 ° ano''

      Isso ocorre por varios motivos:

      • Administrção incorreta;
      • Falta de planejamento adequado;
      • Guerra de preços;
      • As pessoas abrem uma empresa sem que se tenha a necessidade da mesma;
      • Não prestam atenção nas oportunidades;
      • Confunde sonho com algo que esta em necessidade no mercado;
      • Atitudes antipaticas;
      • Endividamento elevado;
      • Falta de poiliticas públicas de apoio aos negócios.
             Como podemos ver acima, são muitos os fatores levam uma empresa a fechar as portas em pouco tempo de funcionamento.Qualquer tipo de organização necessita de um administrador, para que possa exercer suas atividades basicas:planejar;organizar;dirigir e controlar.
             Portanto administração é um conjunto de atividades dirigidas a ultilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos da organização.


      Disponivel em:
      <http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/10/sebrae-aponta-que-60-das-empresas-fecham-portas-ate-o-segundo-ano.html>. Acesso 06 abr 2011.