sexta-feira, 13 de maio de 2011

Teoria da Administração científica

Taylor considerava o operário como irresponsável, vadio e negligente, mas mesmo assim criou um sistema educativo baseado na itensificação do ritimo de trabalho, em busca da eficiência organizacional.O objetivo da administração científica era de encontrar um jeito mehor de fazer as coisas.
o segundo aspecto da administração científica foi a motivação dos empregados para trabalhar o masi rapidamente possível,Taylor propôs o sistema de pagamento por unidade produzida ou sistema de tarfa, como solução para o problema da motivação; quanto masi peças o trabalhador produzia , maior seria a sua rmuneração.
A colaboração entre gerentes e trabalhadores garantia o scesso do empreendimento e proveria crescimento economico, com beneficios reciprocos.
A especialização do operario foi , para Taylor , um dos prncipais pontos para o desenvolimento do processo de produção na administração científica.
A administração funcional , propunha que ouvesse um supervisor especializado para casa sub-divisão da organização, para o contole de diversos aspectos.

SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.121-122.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A teoria da administração científica

Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho, por meio da aplicação dos metodos científicos, gerando assim maior lucro para as organizações e maior valorização do funcionario, assegurou prosperidade mútua.Taylor não possuia treinamento e se baseava somnte em suas investigações.Ele estimou que a produção de cada funcionário era somente um terço do que poderiaser.A vadiagem sistemática, era um grande prblema que Taylor justificou do seguinte modo:
  • os trbalhadores acreditava que trabalhando mais depressa faziam com que um grande número de outros trabalhadores perdesse o emprego;
  • os sistemas administrativos defeituosos da época forçavam os operários a trabalhar mais lentamente, para proteger os seus próprios interesses;
  • os métodos de trabalho empíricos vinham passando de uma geração para a outra de trabalhadores.
Taylor culpou a administração e não os operários, pois era função da administração projetar as atividades de maneira apropiada e oferecer incentivos adequados para estimular a produção.

O sistema de Taylor se caracterizava  pelos cinco aspecto seguintes:
  • análise de trabalho;
  • padronização das ferramentas;
  • seleção e treinamento dos trabalhadors;
  • supervisão e planejamento;
  • pagamento por produção.
Em essência Taylor disse:
  • o objetivo de uma boa administração er pagar altos sálários e te baixos custos de produção;
  • formular principios e estabelecer processos padronizados para o contole das operações de produção;
  • os empregados tinham de ser cientificamnte colocados em postos em que os materiaise condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, pra que as normas pudessem ser cumpridas;
  • a alta administração devia desenvolver uma atmosfera de cooperação para com os trabalhadores demodo a garantir um ambinte que possibilitasse a aplicação dos outros aspectos mencionados.
Três males que padeciam nas indústrias da época de Taylor:
  • vadiagem sistemática
  • desconhecimento da gerencia das rotinas de trabalho e do tempo necessário para a sua realização;
  • falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho dos empregados, que relizavam tarefas cada um a seu modo.
SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.116-121.

Teoria da Administração científica

Taylor x Fayol

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Evolução do Pensamento Administrativo

Desde1900 a administração tem evoluído à categoria de atividade central da nossa era,a administração é ao msmo tempo , fator determinante do processo econõmico e modeladora das sociedades e do modo como são conduzidas as pessoas e as instituições.

A administração das civilizações antigas
As origens de alguns conceitos e práticas modernas de administração podem ser atribuídas acivilizações muito antigas. Muitos governantes antigos usavam seus fieis servidores paraexecutar seus desejos soberanos, conferindo a esses servidores a devida autoridade para atuar em nome do “chefe”. De modo coletivo, os fieis servidores se converteram então no conselhoou junta consultiva dos chefes. A medida que o poder e a reputação desses conselheirosaumentava, alguns deles se tornavam lideres terrenos e espirituais do povo.Civilizações,como:oEgito,Babinia,China,Roma,Grécia,etc.
Já manifestavam grande talento ecapacidade para administrar

As primeiras contribuições militares
  
Do domínio militar chegam numerosos exemplos do antigo pensamento administrativo. Nacomparação da administração de organizações com as máquinas de guerra apresentam váriassemelhanças tais como:
  • Para o sucesso administrativo é essencial um plano coordenado, cuja a preparação requer oesforço coletivo e coordenado de um staff.
  • Disciplina, delegação de autoridade (ou poder) e reconhecimento das diferenças entrepessoal de linha (pessoal de operação) e de staff (pessoal de assessoria administrativa outécnica)

A igreja católica
A Igreja Católica Romana, a organização formal mais velha do mundo, foi uma herança doImpério Romano. A igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que a suaenorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeçaexecutiva: o papa. A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitasorganizações que ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidadede princípios e normas administrativas utilizadas pela Igreja Católica.
A administração medieval

No século XV, Veneza era uma cidade-estado florescente, com uma grande frota mercanteprivada. Para fins de defesa abriu seu próprio estaleiro, o Arsenal em 1436. No século XVI oArsenal de Veneza era, provavelmente, a maior instalação industrial do mundo, empregandoquase dois mil trabalhadores e cobrindo mais de sessenta acres de terra e água. O arsenal tinhaum propósito triplo: fabricar e montar galeras de guerra, armas e equipamentos; armazenar materiais e equipamentos até quando fosse necessário; e consertar e reequipar navios já manufaturados. Para reduzir os custos e aumentar a eficiência, Os dirigentes desenvolveram eempregaram uma série de técnicas administrativas que estão em uso atualmente tais como:


  • Linha de montagem
  • Recursos humanos
  • Padronização
  • Controle contábil
  • Controle de estoques/Armazenamento
  • Controle de custos

A revolução industrial
                Desde os tempos que as pessoas começaram a melhorar os seus métodos de arar o solo, defazer armas e de tecer, aconteceram avanços na tecnologia ou na arte de se fazer e de se usar ferramentas e equipamentos. A tecnologia tem evoluído e avançado por milhares de anos, massurgiu uma “revolução” na Inglaterra do final do século XVIII que marcou o inicio de umavanço tecnológico como nunca visto antes. A essência dessa revolução foi a substituição dotrabalho humano pelo trabalho da máquina, e gerou mudanças marcantes na vida diária. Nocentro dessa revolução estava uma nova fonte de energia, o motor a vapor que foiaperfeiçoado por James Watt para uso prático na indústria. O motor a vapor forneceu umaenergia mais barata e mais eficiente revolucionando o comércio e a indústria. A energia vapor reduziu custos de produção, reduziu preços e expandiu mercados. Um espírito de inovaçãolevou a invenções, que por sua vez levaram as fábricas, e estas fábricas levaram a umanecessidade por administração e organização. A mão-de-obra foi dividida e cada pessoa seespecializava em uma tarefa; peças de produtos precisaram se tornar intercambiáveis para quea divisão da mão-de-obra levasse a um resultado comum.Era preciso administradores para planejar o que era para ser feito, para designar tarefas eresponsabilidades, para liderar e coordenar os esforços humanos e garantir que o trabalhoestava sendo feito de forma correta. Esses primeiros administradores tiveram problemasparecidos com os dos administradores modernos, e o curso do pensamento administrativo é ahistória como buscamos resolver esses problemas através dos anos, enquanto as organizaçõescresciam em tamanho e em complexidade. A revolução Industrial pode ser dividida em trêsperíodos no processo de industrialização em escala mundial:
1760 a 1850 – período em que a “grande mudança” se restringe à Inglaterra, a “oficinado mundo”, onde preponderam a produção de bens de consumo, os têxteis e a energia avapor.2. 1850 a 1900 – período em que a grande mudança se espalha pela Europa, América eÁsia, em países com Bélgica, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão eRússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve e asferrovias se expandem. Novas formas de energia, como a hidrelétrica e o petróleo,passam a ser utilizadas.3. 1900 até dias atuais – período em que surgem grandes conglomerados industriais, comprodução automatizada, produção em série, explosão da sociedade de consumo eexpansão dos meios de comunicação; avançaram as indústrias: química e eletrônica, aengenharia genética e outras atividades industriais e administrativas. Apesar dos aspectos da administração de muitos anos atrás, nenhum único evento teve um impactomaior no estudo e na prática da administração do que a revolução industrial.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Tamanho e Ciclo de Vida das Oraganizações

Tamanho das Organizções

As organizações crescem por diversas razões:
  • metas orgnizacionais;
  • progresso dos executivos;
  • saúde econômica;
As organizações se sentem compelidas a crescer, mas quanto e até quando, são as questoes complexas.O ponto a considerar é a cmpetitividade no ambiente.
Uma organização quando se desenvolve e cresce, pode ou não se tornar mais burocratizada.Muitos estudos indicam que grandes organizações são diferentes das pequenas em diferentes dimensões da estrutura, incluindo formalização, centralização e complexidade.


Estágios do Ciclo de Vida

Estágios são consequências de uma atividade que seguem uma progressão natural.

  • estágio de empreendimeto:no inicio da vida de uma organização a ênfase é na criação de produto e na sobrevivencia no mercado de negócios.Crise: necessidade de liderança.
  • estágio de coletividade: departamentos são estabelecidos junto com uma hierarquia de autoridade,designações de cargos e um começo de divisão do trabalho;Crise: necessidade de delegação.
  • estágio de formalização: implementação e uso de regras, procedimentos e sistemas de controle.Crise:muita burocratização.
  • estágio de elaboração: os administradores aprendem a trabalhar dentro da burocracia sem aumenta-la de modo até a simplifica sistemas formais ou substitui-los por força tarefa e equipes administrativas.Crise: necessidade de revitalização.
  SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.77-81.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social da organização ou responsabilidade social corporativa é a obrigação que uma organização tem de agir de maneira que sirva tanto aos interesses próprios como aos interesses da sociedade.
As organizações ainda nao tem uma postura definida e unica sobre a responsabilidade social, e estas visões contrastantes se resumem em dois enfoques principais que são
  •  visao classica: que afirma que a unica responsabilidade da adminstração é conduzir os negócios com o maximo de lucro;
  • visão socio-econômica:assegura que qualquer organização deve se iteressar pelo bem-estar social externo e nao somete pelos lucros.
 São estrategias:
  • a estrategia obstrucionista:
  • a estratégia defensiva;
  • a estratégia acomodativa;
  • a estrategia proativa.


O Governo e a Responsabilidade Social

O governo tenta formatar as práticas de responsabilidade por meio tanto de canais diretos como indiretoa, infuencia frequentemente por meio das regulações.

Regulações são tentativas de influenciar os negocios pelo estabelecimento de leis e regras qu ditam que atividades podem ser ou não ser realizadas nas  áreas prescritas.





  SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.70-76.

sábado, 7 de maio de 2011

Lider agregador

Ética Administrativa

Ética é uma necessidade em todos os níveis da organização de negócios, desde a alta administração até os empregados operacionais .Um dos maiores desafiosdos administradores é conduzir as atividades de maneira ética, enquanto alcançam altos níveis de desempenho econômico.


''Ética é um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indviduos como certa ou errada.''


Os  valores e regras indicam quando um comportamento é aceitavel e quando é inaceitável.Ética inclui:
  • distinção de fato e crença;
  • definição de elemetos em termos morais;
  • aplicação de princípios morais a uma situação.
 Princípios morais são regras gerais de comportamento aceitável que pretendem ser imparciais.Eles são de grande importncia para a sociedade e não podem ser estabelecidos ou alterados pelasdecisões ou poderes de indivíduos sozinhos.O que é considerado ético depende do nível do sistema ético no qual as características éticas são consideradas.
  SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.66-70.