sábado, 23 de abril de 2011

A Comunicação nas organizações

Os administradores precisam desenvolver suas habilidades de comunicação,os papéis interpessoais, informacionais, e decisionais e as funções de planejamento, organização, direção e controle, dos administradores, todos requerem habilidades eficazes de comunicação.

O Conceito e os Tipos de Comunicação

A comunicação é o processo de transmissão de informações e o respectivo entedimentodo significado pelos envolvidos.

A comunicação pode se processar de diversos modos,
  • comunicação verbal;oral e escrita.
  • comunicação não-verbal;comportamento, gestos, posturas, vestimenta, etc.

A comunicação organizacional flui formalmente na direção vertical e na direção horizontal :flui também de modo informal.
  • comunicação vertical:é o fluxo de informação tanto de cima para baixo, como de baixo para cima, na cadeia de comando organizacional.
  • comunicação horizontal:é o fluxo de informações entre colegas e pares, é formal, mas não segue a cadeia de comando.
  • comunicação informal:ocorreem qualquer direção dentro a organização, vulgo fofoca.

As funções e os Elementos da comunicação

Funções basicas da comunicação interpessoal:
  • informação;
  • motivação;
  • emoção;
  • controle;









Melhoria do processo de comunicação

A diferença entre comunicação eficaz e comunicação ineficaz pode ser apoiada em quao bem as partes comunicantes lidam com quatro aspectos do processo da comunicação:diferenças de percepção, emoções,inconsistencias entre comunicação verbal e nao verbal, e confiança entre as partes.
  • diferenças de percepção:para superar percepções e linguagens diferentes, a mensagem deveria ser explicada de modo que pudesse ser entendida por receptores com dferentes pontos de vista e experiências.
  • reações emocionais:para melhorar a maneira de tratar as emoções é aceita-las como parte do processo da comunicação e procurar entendê-las quando causarem problemas.
  • inconsistência entre comunicação verbal e não-verbal:estar a par e se proteger conta o envio de mensagens inadequadas.
  • desconfiança:estabelecer a credibilidade.
Percepção e Comunicação

Apercepção é o processo pelo qual a pessoa recebe, organiza e interpreta as informações e interpreta as informações advindas do ambiente.
É o modo como as pessoas formam impressões sobre si mesmas, sobre outras pessoas e sobre experiências da vida diária:é tambem o modo como as pessoas processam as informações em decisões que guiam suas ações.





SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.33-39.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário