quinta-feira, 12 de maio de 2011

A teoria da administração científica

Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho, por meio da aplicação dos metodos científicos, gerando assim maior lucro para as organizações e maior valorização do funcionario, assegurou prosperidade mútua.Taylor não possuia treinamento e se baseava somnte em suas investigações.Ele estimou que a produção de cada funcionário era somente um terço do que poderiaser.A vadiagem sistemática, era um grande prblema que Taylor justificou do seguinte modo:
  • os trbalhadores acreditava que trabalhando mais depressa faziam com que um grande número de outros trabalhadores perdesse o emprego;
  • os sistemas administrativos defeituosos da época forçavam os operários a trabalhar mais lentamente, para proteger os seus próprios interesses;
  • os métodos de trabalho empíricos vinham passando de uma geração para a outra de trabalhadores.
Taylor culpou a administração e não os operários, pois era função da administração projetar as atividades de maneira apropiada e oferecer incentivos adequados para estimular a produção.

O sistema de Taylor se caracterizava  pelos cinco aspecto seguintes:
  • análise de trabalho;
  • padronização das ferramentas;
  • seleção e treinamento dos trabalhadors;
  • supervisão e planejamento;
  • pagamento por produção.
Em essência Taylor disse:
  • o objetivo de uma boa administração er pagar altos sálários e te baixos custos de produção;
  • formular principios e estabelecer processos padronizados para o contole das operações de produção;
  • os empregados tinham de ser cientificamnte colocados em postos em que os materiaise condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, pra que as normas pudessem ser cumpridas;
  • a alta administração devia desenvolver uma atmosfera de cooperação para com os trabalhadores demodo a garantir um ambinte que possibilitasse a aplicação dos outros aspectos mencionados.
Três males que padeciam nas indústrias da época de Taylor:
  • vadiagem sistemática
  • desconhecimento da gerencia das rotinas de trabalho e do tempo necessário para a sua realização;
  • falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho dos empregados, que relizavam tarefas cada um a seu modo.
SILVA, Reinaldo O. Da.Teorias da administração.São Paulo:Pioneira Thomson Learning,2001.p.116-121.

Nenhum comentário:

Postar um comentário